Como se a morte de Steve Jobs não fosse o suficiente, o mundo nerd perde outro ícone, exatos 7 dias depois. Dia 12 de outubro, faleceu Dennis Ritchie, após uma longa batalha contra uma doença.
Não faz a menor ideia de quem ele é? Ritchie é nada menos do que o criador principal da linguagem de programação C, que por sua vez é nada menos que toda a base para a computação desde os anos 70.
Na época, os programadores eram incrivelmente limitados (sendo obrigados a usar seu programa ligado a apenas um aparelho, por exemplo), e precisavam diminuir muito a performance de programação. Com a chegada do C, isso mudou completamente. Finalmente, um programa poderia ser movido facilmente entre diferentes hardwares.
Ritchie também é co-criador do sistema Unix, apenas uma das três bases de computador mais importantes do mundo (junto ao Macintosh e o Windows).
Entre os vários descendentes espirituais do Unix e da linguagem C, figuram o Linux, Android, Mac OS, iOS, JavaScript e C++. Apesar de ser quase desconhecido fora do mundo da programação, a contribuição de Dennis Ritchie ao mundo da tecnologia é tão importante quanto a de Steve Jobs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário